Blog Do Professor Orientador

Campanha - Doação de Orgãos

Aumentar o número de doadores de órgãos é uma luta difícil dos profissionais de medicina. Mas um projeto em Taubaté fez o Hospital Regional comemorar resultados surpreendentes. Somente nos dois primeiros meses de 2010, o número de doações já é quase o mesmo de todo o ano passado.

doe orgãos

Doação de órgãos e tecidos é a remoção de órgãos e tecidos do corpo de uma pessoa que recentemente morreu (doador cadáver) ou de um doador voluntário (doador vivo), com o propósito de transplantá-lo ou fazer um enxerto em outras pessoas vivas. Os órgãos e tecidos são removidos com procedimentos similares a uma cirurgia, e todas as incisões (cortes) são fechadas após a conclusão da cirurgia. Estes procedimentos são realizados para que a pessoa em seu funeral não seja reconhecida como uma doadora por apresentar deformações e cortes visíveis. Pessoas de todas as idades podem ser doadores de órgãos e tecidos. A idade do doador é menos importante do que o estado do órgão a ser doado; no entanto é raro ser usados órgãos de pessoas com mais de 70 anos de idade. No mundo inteiro há uma grande falta de doadores e isso faz com que surja grandes listas de espera. Muitos pacientes que esperam um coração, um fígado ou um pulmão morrem, pois não há nenhum órgão à disposição.

Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de março de 2010

"Poucos dias de transplantado, sou outra pessoa, deito e posso dormir"

Minha história vem se arrastando há quatorze anos quando, em agosto de 1985, tive o primeiro enfarto agudo do miocárdio. Daí para frente vinha me tratando, mas já não era a mesma pessoa. Tinha falta de ar, dor no peito e tonturas que só um cardíaco sabe o sofrimento.

A minha experiência com o transplante: é muito difícil a espera por um órgão. Nós que esperamos, não sabemos o dia, a hora. Quando? A espera me bateu o pavor e a depressão, nervosismo e tive que ter palestras com uma psicóloga. Mas com a fé em Deus e o apoio da minha família, dos meus filhos, superei as dificuldades até que chegou do dia do transplante. Recordo-me como se fosse agora os dias 20 para 21 de dezembro. Entrei na sala de cirurgia bem consciente do que eu queria e com muita vontade de viver. Após três horas do transplante já estava acordado conversando, com muita fé e esperança de uma nova vida que Deus me deu e fiquei eternamente agradecido a família do menino Mateus.

Minha esperança de obter uma melhor qualidade de vida após o transplante já é uma realidade após esses poucos dias de transplantado. Sou outra pessoa, não sinto falta de ar, deito e posso dormir, caminho sem dor no peito, minha recuperação é das mais rápidas possível e estou muito feliz por ter recebido um presente de vida através de um órgão doado por uma família maravilhosa. Este é o meu relato para quem ler se conscientizar que doar um órgão é um ato de amor e esperança de uma nova vida para quem espera por uma doação.

- Depoimento de pessoa transplantada a poucos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário